sexta-feira, 13 de junho de 2008



APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Aprendi com meus pais desde cedo a respeitar e valorizar as pessoas, considerando-as superiores a nós, independente de sua classe ou condição social. Meu pai sempre dizia que se desejamos ser honrados devemos primeiro honrar os outros. Devemos tratar as pessoas exatamente do modo como gostaríamos de ser tratados. Essa aprendizagem foi significativa porque pude vivenciá-la muitas vezes, a partir do modo como meus pais tratavam as pessoas que visitavam nossa casa.

Pr. Marcos Tuler

10 comentários:

BIU disse...

Fé e Ativismo Político
Severino Tiago da Silva*

Em virtude da lição 11: “Oração e Jejum pela Pátria”, às fls. 80 – 83, na Revista das Lições Bíblicas do 2º. Trimestre de 2008, “As Disciplinas da Vida Cristã: Trabalhando em busca da perfeição.” da editora CPAD; terço alguns comentários que se subscrevem adiante.

Entre as atitudes que devem ser evitadas pelo cristão, segundo o comentário do teólogo supracitado, citou-se o ativismo político, com a justificativa de essa prática objetivar mudar a ordem vigente (cf.80-82). Mudar a ordem vigente não deve ser um objetivo pretendido por um cristão. Contudo, não é como se comportam os cristãos no decorrer da história do cristianismo. O próprio Cristo se apresenta como o exemplo mais característico de ativismo político. Sua ideologia se constituía revolucionária e ia de encontro a toda a ordem vigente de sua época. É interessante observar sua posição de “esquerda”, como diríamos hoje, diante da sociedade e do Estado romano que ali se instalava. Tão profundo era seu ativismo que chegou a se irar e quebrar todas as mercadorias vendidas na casa do Senhor (cf. Mc, 11.15-18). Outras referências de seu ativismo podem ser lidas em: Mt.10. 34-36; Mt. Caps. 26 e 28; e na própria mensagem de Cristo ao prometer um novo reino (cf. Apoc.21).

Mais tarde, temos a Reforma Protestante (Séc. XVI), como exemplo de ativismo religioso e político que desafiou a ordem vigente imposta pela igreja romana e arregimentada pelo Estado medieval europeu. Quem duvida disso é só reler alguns documentos que apontam príncipes se unindo a Lutero na sua luta e até escondendo-o em seus castelos. Vale ressaltar ainda, o quanto foi impactante aquele movimento reformista, tendo ressoado até nas estruturas econômicas atuais.

A ordem das desigualdades, a manutenção de uma ordem que condena as pessoas à miséria enquanto poucos vivem em superabundância de bens é razão pela qual me considero ativista das causas sociais. Apoio a luta pelo direito à moradia do Movimento dos trabalhadores Sem Teto; luto pela justa distribuição da terra, aderindo a idéia do MST; luto junto com os trabalhadores contra a exploração do capital, por melhores salários e melhores condições de trabalho. Luto na universidade onde estudo por qualidade de ensino e contra as injustiças sociais (lembro até do referendo que assinei a duas semanas passadas contra o programa de Reestruturação das Universidades Federais – o REUNI – que condena as universidades públicas a uma luta injusta por investimento e diminui a qualidade de ensino e pesquisa na instituição). Luto pela emancipação da mulher e contra a violência contra qualquer pessoa. Em resumo, sou contra essa democracia burguesa que privilegia poucos e condena muitos à exploração.

Acredito que Deus está comigo em todas essas lutas com as quais tento seguir o exemplo de Jesus que também lutava contra as injustiças. Não vejo as autoridades como constituição da vontade soberana de Deus, mas como de sua constituição permissiva. Para crê nisso, lembro-me que o povo judeu escolheu Saul para rei contra a vontade de Deus (cf. I Sm cap. 8). E fundamento a luta do cristão contra toda a injustiça, na história do povo hebreu que lutou contra a exploração egípcia (cf. Ex. caps. 1...). O que me garante que estas autoridades corruptas e ímpias foram constituídas por Deus, quando sei que o próprio Deus vai de encontro essa constituição de Estado preparando seu próprio reino?!


*Severino Tiago da Silva é professor da classe de jovens da EBDAD/Bela Vista, Aliança - PE. Bacharelando em Ciências Sociais no Centro Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e licenciando em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM) da Universidade de Pernambuco (UPE). E--mail: severino.tiago@ufpe.br

Elisomar disse...

Eu tbm aprendi asim com meus pais. Principalmente considerar a casa do Senhor como um lugar de respeito, onde ninguém comia, andava ou conversava durante os cultos. Hoje, essa libertinagem toda tem gerado homens deformados,sem compromisso com Deus, família, e autoridades. E um mundo caminha de mal a pior.

Pastor Marcos Tuler - Twitter.com/MarcosTuler disse...

Caro irmão Elisomar, muito obrigado por seu comentário. As coisas que aprendemos com nossos pais, apesar de fazerem parte do que se denomina "senso comum", nunca serão esquecidas, em função de estarem ligadas à nossa realidade de vida. Deus o abençoe.

Pr. Marcos Tuler

Unknown disse...

Considero meus pais como meus maiores admiradores. Lembro-me de que desde bem criança minha mãe sentava comigo e minhas duas irmãs e nos ensinava o texto áureo da revista dominical. E todo domingo estávamos lá na igreja, na escola dominical, recitando o texto áureo de cor.Todos os esforços que ela teve de nos conduzir à casa do Senhor, isto tudo está bem gravado em minha mente. Os cultos domésticos que fazíamos, meu pai sempre com seu violão nos incentivando a louvarmos a Deus. Os louvores que eles nos ensinavam e depois cantávamos a Deus nas igrejas.Tenho certeza que seus ensinamentos contribuíram muito para o nosso caráter cristão.Pois hoje estamos todas servindo ao Senhor Atualmente sou ensinadora na classe de adolescentes na ED, pela graça de Deus. E tenho fé em Deus que o que tenho ensinado muito contribuirá para a boa formação cristã de cada adolescente, pois é a palavra de Deus. Tenho procurado acompanhar as novidades dos blogs e adquirido algumas literaturas da área de educação cristã e com a ajuda de Deus tenho procurado me aprimorar mais e mais para que a obra de Deus seja feita com zelo e dedicação. Que Deus te abençoe Pr Marcos tuler.
Joseli

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu aprendi isso na Bíblia, a qual confirmou tudo o quanto meu pai me ensinou. E mais seja humilde e sempre honesto com todos.
Foi muito bom esse comentário Pr. Tuler, se todos nós pensássemos assim o mundo seria muito melhor.

Anônimo disse...

AMEI SEU COMENTÁRIO PR MARCOS...TAMBÉM APRENDI DESTA FORMA COM MEUS PAIS. HOJE COMO EDUCADORA TAMBÉM ENSINO O MESMO PARA MEUS ALUNOS, TANTO DA EDUCAÇÃO SECULAR, COMO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ, POIS ESTAMOS VIVENDO EM UMA SOCIEDADE QUE INFELISMENTE JÁ NÃO POSSUI TANTO VALORES COMO ANTES. E HOJE PERCEBO QUE MEUS PAIS FORAM OS MELHORES EDUCADORES QUE JÁ TIVE POIS ME EDUCARAM NÃO APENAS COM PALAVRAS, MAS COM ATITUDES TAMBÉM!
QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!!!

Pastor Marcos Tuler - Twitter.com/MarcosTuler disse...

Cara irmã Patrícia, muito obrigado por sua participação. Deus a abençoe ricamente.

Anônimo disse...

Amém. E espero te conhecer na 16° conferÊncia da ebd, amo seus comentários!

Matias Borba disse...

Paz do Senhor!

Tive uma infancia dificio, meu pai era uma pessoa muito dificil de se conviver, sempre foi muito agressivo, infelizmente ele faleceu quando eu ainda tinha 11 anos de idade mas ele me ensinou muito desses principios colocado pelo Pastor. Mas grande parte da boa educacao que tenho hoje minha mae que me ensinou, ele dormiu no Senhopr quando eu ainda tinha 20 anos de idade e hoje aos meus 26 trago comigo a educacao, a gentileza, a solidariedae e a humildade que ele me ensinou mesmo sendo ela uma pessoa semi-analfabeta. Isso mostra que educacao, bons modos e uma questao de um bom ralacionamento dado dos pais, aprendemos tudo isso na biblia mas se os pais nao estiverem presentes tudo se torna mais dificio!
Apaz do Senhor!