quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A dádiva do aprendizado


Assista ao vídeo, leia os comentários abaixo e dê a sua opinião.

1) “A aprendizagem se realiza através da conduta ativa do aluno, que aprende mediante o que ele faz e não o que faz o professor”.
(Ralph W. Tyler)
2) A dádiva do aprendizado (filme):

- Apesar de muito pequeno, o menino tinha interesse, curiosidade e determinação para aprender:”vou fazer uma casa de pássaros para minha mãe”. A princípio, o pai não acreditava em sua capacidade e potencialidade (você é muito pequeno – ele era baixo para a idade).

- O menino tentou fazer a casinha sem a ajuda do pai, ou seja, com o próprio esforço. Pensou que conseguiria, pois costumava observar o pai trabalhando.

- Será que apenas observando alguém fazer alguma coisa, se consegue aprender?

- Após várias tentativas, o menino perdeu a paciência. Por que? Pelo fato de não ter obtido o resultado esperado. Não conseguiu cumprir seu objetivo.

- O pai, observando o real interesse de aprender do filho, resolveu ensina-lo. Resolveu gastar tempo para ensina-lo. “Estou com com tempo sobrando”.

“A instrução das crianças é o ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo”. Rousseau

- Após as orientações do pai, enfim, o menino conseguiu realizar a tarefa. Reconheceu que o pai não havia feito nada por ele, mas fez com ele. Ou seja, ele participou ativamente do processo de seu aprendizado. “Ensinar as pessoas não é apenas dizer o que fazer, mas como fazer e fazer com elas”.

3) “A criança esquece o que vê, esquece mais depressa o que ouve, mas raramente ou nunca esquece o que faz” Russeau

4) “Nunca vou me esquecer daquele dia...”

“As crianças podem esquecer o que você disse...mas nunca vão esquecer o que sentiram.” Carl W. Buehner

Por: Pr. Marcos Tuler, extraído do livro: "Ensino Participativo na Escola Dominical".

12 comentários:

Silas Daniel disse...

Caro pastor e amigo Marcos,

Tive um probleminha (recorrente no dia de hoje) com minha conexão de internet e, por isso, não pude assistir ao vídeo inteiro, mas pelo que consegui ver e o que li em seu texto, o conteúdo é bastante interessante. Logo que minha conexão melhorar, vou tentar assisti-lo de novo. Porém, desde já, parabéns pelas excelentes postagens e pelo uso desse recurso para incrementar em seu blog a reflexão sobre um dos grandes temas da Igreja: a Educação Cristã.

Um abraço!

Unknown disse...

Muito obrigado pastor Silas Daniel. Seus comentários são pertinentes e sempre bem-vindos. Parabéns pelo seu profícuo ministério! Deus o abençoe ricamente.

Pr. Marcos Tuler

Pastor Geremias Couto disse...

Caro pastor Marcos:

Receba o meu cumprimento fraterno neste final de ano, com o reconhecimento de que o Senhor a quem celebramos todos os dias, inclusive no Natal, continuará sendo o nosso Norte em 2008.

Abraços

Anônimo disse...

Agradeço pela "linda" postagem em meu blog, INVEJOSO!

Anônimo disse...

A Dádiva do Aprendizado é sem dúvida um video que expressa a satisfação da entrega total ao aprendizado.

Anônimo disse...

A Dádiva do Aprendizado é sem dúvida um video que expressa a satisfação da entrega total ao aprendizado.

Marnix

Anônimo disse...

Ilustre pastor e educador cristão, louvo a Deus por sua vida, pois estamos (evangélicos) conscientes que o SENHOR DEUS o tem levantado nesta nação,- mas não só para ela-, como VOZ e não como ECO da EDUCAÇÃO CRISTÃ.
O vídeo A dádiva do aprendizado é simplismente fatástico, pois traduz com perfeição e objetividade o processo Ensino-aprendizagem.
Um abraço.

Unknown disse...

Caro irmão em Cristo, muito obrigado por sua consideração à minha pessoa. Tenho apenas me esforçado para servir a Deus nesta área tão carente. Deus o abençoe.

Pr. Marcos Tuler

Anônimo disse...

seu aluno Albert de Souza, querido Pr. Marcos Tuller,foi maravilhoso aprender nesse comentário um metodo, aplicativo quando eu estiver diante da classe da EBD, foi muito significativo para mim, que Deus cotinue abençoando o senhor a paz do Senhor Jesus.

Unknown disse...

Caro aluno Albert, muito obrigado por sua consideração. Vejo que o irmão tem muito interesse pela área educacional. Sinto-me imensamente recompensado por isso. Um forte abraço do professor Marcos Tuler.

Denise C. S. disse...

Caro Pastor

Quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho que vem realizando, na área do ensino, a qual tenho um imenso amor. Li um de seus livros, o que despertou ainda mais o meu desejo por ser uma ensinadora na casa do Mestre. O vídeo é maravilhoso e expõe uma realidade em nosso dia-a-dia como aluno da EBD, alguns professores conseguem prender a nossa atenção durante todo o tempo em que estão lecionando, em contrapartida outros falam durante cinco minutos e logo nos cansam de tal maneira que pensamos: "O que estamos fazendo aqui?" Quem perde com isso é o departamento de ensino, que fica mais fraco dia-a-dia. Estamos orando, mas há algum conselho que o Sr. possa dar, através da vasta experiência que possui? Que Deus abençoe poderosamente a sua vida.

Josenildo Cassiano disse...

Às vezes me sinto frustrado como professor de Escola Dominical. "Só há aprendizado quando há mudança de comportamento". Sabendo disso penso nas vezes em que ensinei sobre ajuda ao próximo e o departamento de assistência social da igreja continuou desassistido. Ou quando ensinei sobre oração e o trabalho da consagração continuou sem assistência. Com esse vídeo percebo que eu esperei que eles fizessem mas não fiz com eles. Eu não os envolvi no aprendizado, não tornei a aula viva, real, tangível. Não materializei o assunto. Por mais bem abordado que tenha sido o tema, ele não saiu do campo da teoria. Agora eu sei onde estava errando.
Obrigado!