domingo, 29 de julho de 2007


COMPETÊNCIAS IMPRESCINDÍVEIS AO ENSINO NA ESCOLA DOMINICAL

Gostaria que os amados companheiros de ministério comentassem sobre a importância dessas três competências para sua prática de ensino.

Competências são capacidades, habilidades, aptidões necessárias ao professor para que possa desenvolver um trabalho dinâmico, interessante na sala de aula.

1) Competência para traçar e alcançar objetivos

Assim como o agricultor precisa escolher um determinado ponto à frente, em linha reta, antes de começar a cavar, para que a vala não fique sinuosa, o professor precisa de direção.

Não há como o professor desenvolver um bom trabalho educativo sem metas bem definidas à sua frente.

Como disse Aristóteles: “Todos os nossos atos devem ter um fim definido, à maneira dos arqueiros que apontam para um alvo bem assinalado”.

2) Competência para planejar o ensino

É inadmissível trabalhar com educação cristã sem um plano de ação didática.

A falta de planejamento ocasiona dois males que dificultam o ensino: a rotina e a improvisação.

Uma boa aula tem de ter pelo menos princípio, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Antes de planejar sua aula o professor deve refletir: O que pretendo alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? O que fazer? Como avaliar o que foi alcançado?

É necessário que o professor preveja todas as etapas da aula:

Determine os objetivos, selecione os conteúdos, organize os procedimentos de ensino, determine o tempo, selecione os recursos e as formas de avaliação.

3) Competência para orientar a aprendizagem

Antigamente, os professores achavam que sua principal função era reunir certa quantidade de informação e repassá-la aos alunos.

O bom aluno era aquele capaz de armazenar o máximo dessas informações de reproduzi-las, fielmente.

Hoje se sabe que o ensino não representa aquilo que o professor faz para os alunos, mas o que o próprio aluno faz por meio da orientação do professor.

O professor precisa mudar sua postura! Deixar a cômoda atitude professoral e assumir, definitivamente, a função de orientador, “facilitador da aprendizagem”.



13 comentários:

Unknown disse...

Caro Pastor Marcos Tuler

Se todos tiverem a preocupação e o cuidado em perseguir a excelência explicitada neste pot, creio que faltará espaço em muitas EDs.

Um abraço

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Pastor como a Escola Dominical pode preparar ou capacitar os professores para o desenvolvimento dessas competências?
Esdras Bentho

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá pastor, parabéns pelo artigo..realmente essa é uma das grandes falhas da EBD moderna. O pior é quando nem planejamento nem horário adequado para a escola são enfatizados.
É necessário haver maior investimento de nossas igrejas nisso.
Que Deus o abençoe mais e mais.
Soli Deo Gloria

Unknown disse...

Caro amigo Esdras:

É competente aquele que transforma as informações que recebe em conhecimento, tem habilidade para fazer alguma coisa com o novo saber recebido e toma a atitude (ação) de fazer realmente. Todo o conteúdo bíblico ensinado na escola dominical deverá estar carregado de senso prático. Do contrário, não terá o menor significado para os alunos e eles, certamente, perderão o interesse. A Escola Dominical deve treinar professores criativos , inventivos e não meros repetidores

Unknown disse...

Caro irmão Vitor:

Uma escola dominical séria precisa de um planejamento bem ajustado. É claro que todo plano admite flexibilidade. Mas é preciso prever com antecedência todas as ações educativas. Os maiores causadores da maciça evasão na escola dominical são a rotina e a improvisação. E, infelizmente, é isso que temos visto na maioria das EDs.

Esdras Costa Bentho disse...

Estamos aguardando novo post.

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Amado pastor Marcos Tuller, estamos envolvidos numa campanha de divulgação e multiplicação de leitores de blogs cristãos na blogosfera. Gostaria de participar?

Uma idéia geral do que se trata pode ser lido em http://altairgermano.blogspot.com/2007/08/blogosfera-evanglica_05.html

Paz do Senhor!

Unknown disse...

Caro irmão Altair, é claro que quero participar. Muito obrigado pela dica. Em breve estarei comentando no seu blog. Desde já agradeço por suas valiosas participações. Um forte abraço.

Pr. Marcos Tuler

Anônimo disse...

Professor Marcos Tuler, realmente é muito interessante este tema, pois o que tenho observado são situações em que não há preocupação dos professores quanto a excelência nas aulas de EBD. Muitos nem sequer preocupam-se com um planejamento, ou por considerarem que não é necessário, ou por falta de experiência ou talvez por comodismo.
Estão longe do mandamento do Senhor, que aquele que recebeu o dom de ensinar, QUE SE DEDIQUE AO ENSINO (Rm 12.7).
Uma certa vez li um livro que falava claramento do amor a este lindo ministério e ansiar por ver a transformação dos alunos através das aulas.
Será que realmente todos nós, professores de EBD, estamos colocando no coração dos nossos alunos o desejo de crescer em Graça e conhecimento de Nosso Salvador Jesus Cristo?

Pastor Marcos Tuler - Twitter.com/MarcosTuler disse...

Cara aluna Janaína, você tem toda razão. Bom seria se tivéssemos professores aplicados, entusiasmados e, principalmente, apaixonados pela educação cristã relevante. Deus a abençoe, continue assim.

Pr. Marcos Tuler

Anônimo disse...

Pastor Marcos Tuller, que lindo seu blog!!! Parabéns!!!
Quro testemunhar aqui que desde que o senhor palestrou pra nós, Fomos Concientizados acerca da importância de uma participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, de modo que temos nos esforçado dia-a-dia para que TODOS os nossos professores tornem-se mais acessíveis através de aulas atrativas, criativas, dinamicas, participativas... Nos recusamos a deixar que a preguiça, o comodismo e o conformismo nos dominasse. E como resultado de tudo isso, nosso número de matriculados aumentou, e não raramente vemos os alunos com os olhos marejados e glorificando a Deus, pois sentem na ministração da aula o carinho de Deus em tocar os professores para esclarecem melhor a eles acerca de Seu amor e de sua vontade pras suas vidas. Aleluia!!! Que o senhor seja ainda mais usado por nosso Senhor! Pra honra e Glória do Seu Nome!!!

Irmã Rosana Lucena e Pr Ricardo Lucena (A.D. Cosmorama)

Unknown disse...

Cara irmã Rosana, muito obrigado por suas gentis palavras. Glorifico a Deus pelos excelentes resultados que vocês vem alcançando. Com certeza são frutos do esforço do vosso trabalho e, é claro, da graça bendita de nosso Senhor Jesus Cristo. Estou regozijoso pelo vosso interesse pela educação cristã relevante. Um forte abraço do pastor e amigo, Marcos Tuler.

Anônimo disse...

A paz do Senhor,
pr Marcos Tuler ALMEJO informações de como devo ensinar para analfabetos,pois muiiiiiitos alunos de EBDs não sabem ler e tenho convicção de que alguns se sentem desmotivados para participarem das ministrações.Como devo envolvê-los.Obrigado eu