quarta-feira, 19 de agosto de 2009

COMO DESENVOLVER UMA EBD PARTICIPATIVA?




Para que uma escola dominical seja atuante e participativa, seu líder deverá cativar a atenção de sua clientela através das seguintes providências: a) administrar a escola dominical de forma eficiente; b) elaborar um plano de crescimento (localizar o aluno em potencial, elaborar um programa de visitação, promover contínuas campanhas de matrículas etc.); c) ampliar as estruturas, ou seja, criar novos departamentos, novas classes; providenciar mobílias e espaços adequados etc.; d) adotar métodos criativos de ensino tais como: debates, dinâmicas de grupo, painéis, simpósios, trabalhos em grupo, projetos pedagógicos etc.; e) receber o apoio irrestrito do pastor da igreja. ( O pastor deve comparecer, participar, estimular o estudo da Bíblia e incentivar seus auxiliares); f) investir em diversos recursos (finaceiros, técnicos e humanos).

Pr. Marcos Tuler

6 comentários:

Matias Borba disse...

Olá, Pastor Marcos,
Paz do Senhor!

Uma forma de promover o crescimento saudável de uma EBD, é exatamente promovendo o que diz seu texto:

"b) elaborar um plano de crescimento (localizar o aluno em potencial, elaborar um programa de visitação, promover contínuas campanhas de matrículas etc.)"

Sempre que vou a EBD na congregação, fico observando diversos alunos que tem um grande potêncial e que além de serem grandes pensadores, são grandes servos que só cooperm para o crescimento de uma EBD eficaz.

Deus abençoe!

Jaime Bergamim disse...

Ola pastor:
Creio sim ser este o melhor caminho para o desenvolver de uma boa escola dominical. Mas oque fazer quando a própria liderança da mesma não nos da apoio.
Creio que a CPAD deveria desenvolver um programa especial direcionado aos lideres. Hoje temos grandes dificuldade quando o assunto é finança. Quase sempre recebemos um não.

Vastí Santana disse...

Gostaria de atuar muito mais,entretanto muitas vezes ficamos esquecidos ou nossas sugestões de molho. É muito difícil!! Faça uma capacitação para os pedagogos,psicólogos...e psicopedagogos, com objetivo de mudar a didática " que em muitas escolas,perdura o método Convencional(os alunos não aceita,isto é, em nossas escolas um motivo de falta). Fique na paz do Senhor Jesus.

Unknown disse...

Ola pastor Marcos.
Gostaria de ver em seu blog dicas de como promover campanhas de novas matrículas para EBD. E também como fazer com que alunos com grande potencial venham a fazer parte da equipe, sem magoar os que já estão conosco - é claro. Estou na EBD há apenas 3 meses e alguns dos professores estão conosco há 3 anos. É preciso renovar? Mudar o quadro?
Estou com a função de elaborar curso de capacitação para os professores, estas aulas acontecerão uma vez por mês. Em nossa 1ª reunião não compareceram todos e não me perguntaram sobre o assunto abordado. O que fazer? Se o senhor puder me orientar, vou agradece-lo muitíssimo. E se tiver alguma sugestão do que posso abordar neste curso também agradecerei.
Deus o abençoe.
rejaneosilveira@ig.com.br

Unknown disse...

Caro Pr.Marcos Tuler, colocando em pratica td qw Vc nos ensinou no domingo pel manhã em PORTEL/PA. Precisamos compreender qw o aluno não é uma caixa onde o professor tem apenas a preocupação de depositar conhecimento e sim incentivar atraves da comunicação que nossos alunos falem também ,ou seja, participando da aula. Os tres dias de congresso em nossa cidade, estão mudando a historia da E.B.Dominical neste Municipio.

Deus Abençoe ricamente.

Raphael Lucas disse...

Ótima publicação Pastor. Estou procurando mais informações a respeito da EBD, pois em 2012 serei superintendente da EBD na minha igreja. Desde já louvo a Deus pela sua vida e pela oportunidade que Ele me concede de trabalhar com a EBD.