sexta-feira, 15 de junho de 2007



UMA VISÃO CRISTÃ DOS
QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO



Ao longo de dez anos venho me esforçando no sentido de auxiliar professores voluntários da Escola Dominical na compreensão de matérias didático-pedagógicas. Os quatro pilares da educação é um tema bastante discutido nos meios acadêmicos em todo o mundo. Esta matéria pode tranqüilamente ser adaptada à realidade do ensino bíblico praticado na ED.

A partir de agora estarei disponibilizando parte por parte deste artigo publicado na revista Ensinador Cristão da CPAD. Boa leitura. Faça seus comentários.


No final do século passado, pesquisadores de diversas partes do mundo reuniram-se a fim de traçar um eixo condutor para a educação do século XXI. Após muitas pesquisas concluíram o trabalho sintetizando-o num famoso relatório intitulado “Os Quatro Pilares da Educação”. Em síntese, aqueles especialistas concluíram que para agir eficazmente o aluno do nosso tempo deve exibir certas competências imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Qual a importância dessas aprendizagens para os alunos da escola dominical? Quais dessas competências podem ser observadas na prática de ensino de nossos professores? Como adaptá-las à realidade do ensino bíblico ministrado em nossas classes? Os resultados são práticos e realistas? Esses quatro pilares podem ser trabalhados com todas as faixas de idade? Vejamos:

Aprender a conhecer

O aluno aprende a conhecer quando adquire as competências necessárias à compreensão. Aprender a conhecer é o mesmo que aprender a aprender: o aluno não apenas recebe passivamente o conhecimento do professor, mas, com o auxílio deste, adquire o domínio dos instrumentos de recepção do conhecimento. Isto é, o aluno constrói o conhecimento enquanto o professor libera a capacidade de auto-aprendizagem do aluno. Isso confirma o que ensinou o teólogo e educador Kierkegaard, o educando, com a ajuda do educador, “adquire a consciência real do que ele sabe, do que ele não sabe e do que ele pode ou não pode saber”.
Nesse contexto, a aprendizagem acontece por meio da conduta ativa do aluno, que aprende quando faz alguma coisa e não simplesmente por ver o professor fazendo.
Aprender a conhecer é uma expressão de ordem que dá um basta à aprendizagem de saberes de pouca ou nenhuma utilidade. O aluno somente aprende quando o conteúdo de ensino faz parte do seu foco de interesse, necessidade e expectativas. Em vez da simples transmissão de conteúdos, o que passa a imperar são as habilidades para se construir conhecimentos. Valoriza-se o exercício do pensamento e a seleção das informações que possam ser, efetivamente, contextualizadas com a realidade. Conforme ensina o educador César Romão, “Mais vale o que se aprende do que aquilo que se ensina”.

14 comentários:

Unknown disse...

Caro Pastor Marcos Tuler

Sinto-me feliz de poder registrar aqui o meu bem-vindo ao mais novo integrante do círculo de blogueiros das ADs.

Minha satisfação é, sobretudo, pelo fato de que teremos ótimo conteúdo educacional disponível na blogosfera.

Um grande abraço

Unknown disse...

Tenho acompanhado o trabalho pedagógico da CPAD. Fico feliz por existir pessoas capacitadas para o ensino da palavra em nossa denominação, que está dando uma grande lição em termos de educação cristã. Parabéns pr. Marcos Tuler por chefiar essa turma(Esdras Bentho, Cesar Moises, Debora Ferreira etc).

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com

Pastor Geremias Couto disse...

Caro amigo, Marcos Tuller:

É uma alegria ver o círculo de "blogueiros" assembleianos aumentando cada vez mais.

Percebo esta ferramenta como uma das mais qualificadas para democraticamente ensejar o bom debata sobre temas relevantes para fé cristã sobretudo a educação cristã como o grande pilar para o fortalecimento de nossas ocnvicções.

Parabéns pela sua postagem e conte sempre com as minhas visitas regulares. Vou incluí-lo nos meus favoritos.

Um abraço.

Unknown disse...

A paz do Senhor,Pastor Marcos Tuler

Em primeiro lugar,agradeço a Deus a oportunidade em conhecê-lo no Congresso e o quanto sua fala contribuiu para minha formação. Também, peço desculpas pelo deslize no início da entrevista, não quis enterrá-lo antes do tempo (saudoso)foi apenas um pequeno nervosismo pela responsabilidade a qual delegaram a mim.
Desde já, estarei contribuindo em seu blog e aprendendo ainda mais com seus textos relevantes.
Um grande abraço,
Irmão André - Carpina - Pernambuco
olhos30.blogspot.com

Compromisso com a Palavra disse...

Caro pr e professor Marcos Tuler
Sinto-me feliz em estar aprendendo com o irmão a "aprender", diante de um mundo carente de mestres, vejo como é importante encontrar-mos pessoas como o irmão, compromissadas "Ensinando a ensinar", que o Senhor Jesus continue abençoando este tão precioso Ministério,
Um grande abraço
Pr Paulo Perrotti
Compromissado com a Palavra

Unknown disse...

Caro pastor Paulo, sinto-me lisonjeado com suas palavras de incentivo e admiração. Ótimo comentário. Deus o abençoe.
Pr. Marcos Tuler

Anônimo disse...

Wanderson Ferreira-FAECAD
É muito importante o professor saber que, o conhecimento faz parte de uma interação entre professor e aluno, que é gradativo.
Então, é por isso que o professor é o condutor do conhecimento, que vai abrindo as janelas junto com o aluno, para chegar a um consenso comum.

Unknown disse...

É isso mesmo, caro aluno. Na verdade o professor não ensina, mas ajuda o aluno a aprender. O aluno só aprende quando está realmente interessado. Parabéns por sua conclusões.

Prof. Marcos Tuler

and disse...

CARO AMIGO, PROFESSOR e EDUCADOR MARCOS TULER.
Sinto-me honrado em poder ter o senhor como professor e mentor.
Educar nao e simplesmente usar de uma metodologia ou didatica para ensinar, e mais que isso; E levar ao aluno pensar ,refletir,compren-
der o que esta sendo ensinado.
Muitos mestres so se interessam
em ensinar o que esta no livro,nao dando liberdade ao aluno de pensar e expor suas ideias.
Obrigado por me ensinar a pensar
professor.
"ENSINAR E MOSTRAR QUE TODO CONHECIMENTO PODE SER ENRIQUECIDO"
ANDERSON PAULO.
FAECAD .
ALUNO ANDERSON PAULO
4 PERIODO TEOLOGIA.
professor.

and disse...

and disse..
CARO AMIGO, PROFESSOR e EDUCADOR MARCOS TULER.
Sinto-me honrado em poder ter o senhor como professor e mentor.
Educar não e simplesmente usar de uma metodologia ou didática para ensinar, e mais que isso; E levar ao aluno pensar, refletir, compren-
der o que esta sendo ensinado.
Muitos mestres só se interessam
em ensinar o que esta no livro, não dando liberdade ao aluno de pensar e expor suas idéias.
Obrigado por me ensinar a pensar
professor.
“ENSINAR E MOSTRAR QUE TODO CONHECIMENTO PODE SER ENRIQUECIDO”
ANDERSON PAULO.
FAECAD.
ALUNO ANDERSON PAULO
4 PERIODO TEOLOGIA.
professor.
28 de Agosto de 2007 11h40min

Unknown disse...

Caro aluno Anderson, muito obrigado por suas palavras de elogio e incentivo. Que bom que tenho podido contribuir de alguma maneira na sua formação. Um forte abraço do amigo e professor, Marcos Tuler.

Anônimo disse...

Pr. é terceira vez que eu digito um comentário, Professor Marcos Tuler, graça a Deus por ter colocado o Pr. para dar aula pois eu aprendi a prucurar melhor as fontes e analizar até mesmo as aulas que tenho que ministrar, pois tornei as aulas com mais conteudos e dinamismo, obrigado por mostrar como e fundamental um exelente planejamento, muito pelas duvidas tiradas e pela forma simples e clara que o mestre consegue passar os contéudos das matérias, até mesmo mudar forma e conceitos já pre-estabelecidos , o professor é um homem de Deus e faz a diferença na Pedagogia da escola domical.

Claudio Ferreira 4º periodo noite

Anônimo disse...

Professor é interessante quando se tem um exclarecimento maior sobre o que é ensinar, criamos opiniões erradas, achando que aquele que expõe muitas informações deixando nossa cabeça confusa é realmente muito "bom", mas foi bom aprender, bom é aquele que não entra na vaidade de achar que sabe tudo,mas que controi a conhecimento com o aluno e se for preciso desaprende para aprender o certo.
Que Deus o abençõe pastor temos aprendido muito com suas aulas.
Pb Alcemar de Almeida 4°período.

Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Laranjeiras disse...

Estamos felizes por este blog e outros que tem surgido, divulgando e incentivando a melhoria da Escola Bíblica Dominical.
Que Deus te abençoe Pr. Marcos Tuler.