quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Aluno Aprende Quando Muda de Comportamento.




Em tempos passados, aprender significava apenas memorizar. A partir do século XVII, Comenius ampliou e atualizou este conceito. Para o “pai da didática moderna”, aprender implica, primeiramente, compreender; depois, memorizar e por fim aplicar o conhecimento recebido. Hoje, sabe-se que aprender é um processo lento, gradual e complexo. Não significa somente acumular dados na memória, mas adaptar-se satisfatoriamente às mais diversificadas situações da vida, evidenciando mudança de comportamento. Conforme lecionou Anísio Teixeira, ilustríssimo educador brasileiro, “fixar, compreender e exprimir verbalmente um conhecimento não é tê-lo aprendido. Aprender significa ganhar um modo de agir”.

Por: Prof. Marcos Tuler

4 comentários:

Dulce Moraes disse...

Oi professor!
O senhor já viu a publicaçõa da Veja de Maio?
Dá dando o maior bafáfá...Todo mundo acha que entende de Educação.
Um economista escreveu um artigo sobre Construtivimos

http://veja.abril.com.br/120510/salto-no-escuro-p-118.shtml

Passa lá...

Fabio Renato disse...

a paz do senhor, quero dizer que os nossos pastores tem de ser mais coerente com respeito escola dominical. dando mais enfaze ao esino cristao.ex capacitando os professores com mecanismos audio visuais. mesmo que a igreja tenha que investir.

Anônimo disse...

pastor Marcos,

Sua dedicação, profissionalismo, aliado ao forte senso de compromisso ministerial enquanto servo de Deus, tem abençoado ricamente a nossa turma (em especial a minha vida).
Penso que para o líder cristão, a maior recompensa obtida dá-se no momento em que sua dedicação é traduzida em atos práticos por parte dos seus liderados -ou seja mudanças. E é exatamente o caminho a ser trilhado, formadores de vidas, a saber: o discipulado cristão.
Deus abençoe ricamente sua vida, concedendo a sabedoria necessária para continuar a ser um "vaso de honra" nas mãos do Eterno.

Marcos Rodrigues
Faecad/7º período-manhã

Josiel Dias disse...

Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.

Como é maravilhoso encontrarmos textos que nos fortaleça na fé, não é mesmo? Parabéns pelo maravilhoso trabalho, muito edificante.
Vivemos dias de tribulações e esfriamento na fé, e muitas heresias onde muitos estão se alimentando de alimentos não sólidos e contaminados sendo assim adoecem espiritualmente se não tratados morrem na fé. Nestes últimos dias tem Deus levantado, homens e mulheres com compromissos de divulgar a palavra de Deus em tempo ou fora de Tempo “Gloria a Deus” . Trazendo mensagens edificantes aos nossos corações. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e compartilhar o nosso “blog”:Gostaríamos muito de contar com sua visita e comentários. Deus te abençoe ricamente.

“Mensagem Edificante para Alma”
http://josiel-dias.blogspot.com/


Josiel Dias
Cons. Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro