quinta-feira, 30 de abril de 2009




COMPETÊNCIAS IMPRESCINDÍVEIS AO ENSINO NA ESCOLA DOMINICAL


Caro irmão, professor, companheiro do ministério de ensino. Gostaria, nesta oportunidade, de lhe falar sobre 3 competências imprescindíveis ao ensino na ED:

Antes de expor essas 3 competências preciso lhe dizer o que significa competência no sentido educacional.

Competências são capacidades, habilidades, aptidões necessárias ao professor para que possa desenvolver um trabalho dinâmico, interessante na sala de aula.

1) Competência para traçar e alcançar objetivos

Assim como o agricultor precisa escolher um determinado ponto à frente, em linha reta, antes de começar a cavar, para que a vala não fique sinuosa, o professor precisa de direção.

Não há como o professor desenvolver um bom trabalho educativo sem metas bem definidas à sua frente.

Como disse Aristóteles: “Todos os nossos atos devem ter um fim definido, à maneira dos arqueiros que apontam para um alvo bem assinalado”.

Para as lições deste trimestre, ocasião em que estamos estudando “1 Coríntios - Os problemas da Igreja e suas soluções", Você pode formular objetivos gerais como: esperar que seus alunos sejam crentes mais fervorosos, mais espirituais, valorizem mais a obra do Espírito Santo, etc. Ou formular objetivos mais específicos, como: esperar que seus alunos valorizem a mensagem da cruz, busquem e recebam os dons espirituais etc.

2) Competência para planejar o ensino

É inadmissível trabalhar com educação cristã sem um plano de ação didática.

A falta de planejamento ocasiona dois males que dificultam o ensino: a rotina e a improvisação.

Uma boa aula tem de ter pelo menos princípio, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Antes de planejar sua aula o professor deve refletir: O que pretendo alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? O que fazer? Como avaliar o que foi alcançado?

É necessário que o professor preveja todas as etapas da aula:

Determine os objetivos, selecione os conteúdos, organize os procedimentos de ensino, determine o tempo, selecione os recursos e as formas de avaliação.

3) Competência para orientar a aprendizagem

Antigamente, os professores achavam que sua principal função era reunir certa quantidade de informação e repassá-la aos alunos.

O bom aluno era aquele capaz de armazenar o máximo dessas informações e reproduzi-las, fielmente.

Hoje se sabe que o ensino não representa aquilo que o professor faz para os alunos, mas o que o próprio aluno faz por meio da orientação do professor.

O professor precisa mudar sua postura! Deixar a cômoda atitude professoral e assumir, definitivamente, a função de orientador, “facilitador da aprendizagem”.

Pr. Marcos Tuler, professor da FAECAD e chefe do setor de Educação Cristã da CPAD.

5 comentários:

Josiel disse...

Pastor Marcos,
A paz do Senhor!

Gostaria de agradecê-lo pelo empenho no Ministério que Deus lhe confiou, pois adquirir o DVD deste trimestre e não me canso de ouvi-lo e aprender com o amado irmão ,bem como os demais e Mestres da CPAD.
Deus lhe abençoe,
Mui fraternalmente.
Josiel Vitorino

Nilton Rodolfo disse...

Pastor Marcos,
A paz do Senhor!

Ouvi muito bem do senhor por meio de meus amigos Victor Leonardo e Carlos Eduardo os quais participaram da Conferência de Escola Dominical em Macapá. Mas somente agora pude conhecê-lo. E gostaria de agradecer ao senhor pelas suas contribuições em assuntos que nos ajudam em nossas aulas. Que Deus te abençoe!

André Quirino disse...

Pr. Marcos Tuler, a paz do Senhor!

Que ótimo texto! Que Deus capacite a vós, professores de Escola Dominical, nesse tão digno trabalho, podendo alcançar seus objetivos e orientar seus alunos na aprendizagem, tudo com um ensino planejado, conforme disposto neste textos sobre as competências imprescindíveis ao ensino na EBD; e a nós, alunos, para nos aprofundarmos nas verdades bíblicas.

Abraço!

Anderson Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo disse...

Pastor Marcos!

Concordo e somo apenas: Competencia de manter a motivação dos alunos e a adesão de novos membros, sempre oferecendo um ponto de entrada que possibilite aos novos aderir acompanhar o curso sem dificuldades.
Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

A Paz e o Bem!

Abraços,

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/