domingo, 3 de abril de 2011

Os perigos dos novos livros didáticos adotados pelo governo.


 
O livro didático, também conhecido como compêndio ou livro de texto, é o principal conteúdo de ensino de uma determinada disciplina ou unidade de instrução. Ele é considerado o material pedagógico mais tradicional e o mais utilizado em todos os tipos de escola.
O texto de um livro didático tem o objetivo de sintetizar um assunto dentro de determinada área do conhecimento, adaptando-se sempre ao nível de compreensão dos alunos que vão utilizá-lo.
A despeito de o governo preocupar-se com a qualidade material desse tipo de livro, a relevância de seu conteúdo e a adequação de sua linguagem, muitos professores e técnicos da educação o criticam severamente sob vários aspectos. Há, por exemplo, os que afirmam ser ele capaz de aprisionar alunos e professores, estimulando-os ao conformismo, à ausência da imaginação e da reflexão. Esses críticos costumam também apontar certas distorções de textos em relação à realidade dos alunos e aos preconceitos que veiculam. Além disso, há falta de qualidade pedagógica intrínseca, porque o conhecimento muitas vezes é apresentado de forma compartimentalizada. Em suma, afirmam que “os livros didáticos são vazios de informação e reprodutores de uma prática autoritária, que induzem apenas à memorização, servindo mais aos interesses políticos e comerciais do que aos objetivos didático-educacionais (vide recente e famigerada distribuição do livro de História Projeto Araribá para o Ensino Fundamental – acusado de propaganda esquerdista).
Apesar de considerar a maior parte dessas críticas reais e pertinenstes, o que mais me preocupa são os conteúdos nitidamente aversos às questões éticas e morais esposadas na Bíblia Sagrada. Nós, educadores cristãos, devemos estar atentos! Não podemos transigir com absolutamente nada que não coadune com a Palavra de Deus. Devemos expor, explicar e proclamar com coragem todo o decreto divino.
Ao longo das páginas de muitos livros didáticos, especialmente os de história, geografia e ciências, deparamo-nos com uma gama de filosofias e ideologias que ferem frontalmente a Palavra de Deus. Há autores que se aproveitam da generalidade dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para se posicionam abertamente a favor do sexo livre e do homossexualismo masculino e feminino, com a falsa intenção de oferecer “orientação sexual” aos alunos, em nome da inocente “pluralidade cultural”.
O homossexualismo é visto por esses autores como um comportamento normal, e muitos acreditam e ensinam que as pessoas podem nascer com determinada preferência sexual que não corresponda às suas funções anatômicas. Rejeitemos terminantemente isso! Rm 1.27; 1 Co 6.10,11; Mt 19.4,5.
Outro grande desafio para os educadores cristãos são as sutis e nefastas influências filosóficas tais como:
a) Egocentrismo. Há textos que pressionam os jovens a assimilarem a filosofia do “eu”. É a cultura do egoísmo e da soberba condenada pela Palavra de Deus (1 Pe 5.5,6).
b) Imediatismo. Crianças, adolescentes e jovens são pressionados a viver para o agora. O passado não interessa e o futuro é incerto. Ele não consegue entender as palavras “não” e “espere”.
c) Hedonismo. “Se algo dá prazer, então faça”. Crianças e adolescentes tendem a ser controlados mais por sentimentos do que por regras; eles são condicionados a dar valor às regras somente através das experiências.
d) Relativismo. O jovem é tentado a viver como se não houvesse valores absolutos. Tudo é relativo.
e) Utilitarismo. “Devemos fazer o máximo de bem para o maior número de pessoas”. “Se eu estiver fazendo o bem, é o que importa” “Se for uma causa nobre…” A máxima do utilitarismo é: “Os fins justificam os meios”.
f) Existencialismo. “O princípio central da vida é o da liberdade total.” “O homem deve construir sua própria existência.” Este modo de pensar dá uma forte ênfase a uma ética individual e a cada um fazer o que lhe parecer bem.
Além dessas filosofias, há também a promoção da falsa ciência tida como verdadeira. É o caso do evolucionismo que é ensinado nas escolas como uma ciência plenamente comprovada.
Outro desafio tão grave para os educadores cristãos quanto o anterior é a instabilidade na família incentivada pelos livros escolares. Precisamos estar alertas quanto às histórias contadas às crianças a título de ilustração.
Antes, o pai era o provedor, a mãe cuidava da casa e dos filhos. Hoje, a família pode ser formada por pai ou mãe solteiros com um ou mais filhos; pelo casal homossexual com ou sem filhos; pela mulher provedora do lar, com um filho e um marido dono de casa. O que se diz nos livros é que essas coisas são normais e que o mundo está em mutação. 

Nós, educadores cristão, devemos nos preocupar com as más influências dos livros e da escola, principalmente, no que concerne à formação do caráter e a espiritualidade dos nossos jovens. Uma vez que eles passam de 4 a 8 horas por dia, seis dias na semana, na escola secular, o que fazer com o restrito período de estudos aos domingos na Escola Dominical? Este problema deve ser considerado em todos os planos de trabalho com adolescentes e jovens na igreja.

Marcos Tuler é pedagogo, escritor, mestrando em Educação e reitor da FAECAD.  

12 comentários:

Ângelo dos Santos Monteiro, disse...

Bom Dia! Passei por aqui para fazer uma visita em seu blog e aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o [Blog do Ângelo], um espaço que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico-teológico sobre temas atuais e polêmicos"! Acesse: http://pbangelo.blogspot.com ..... LEMBRANDO: Não se torne um(a) seguidor(a) do meu blog simplesmente por seguir, mas só faça se realmente se identificar com o conteúdo do mesmo. Entretanto, será um prazer ter você seguindo meu blog, porém, lembre da recomendação anteriormente citada. Deus te abençoe! Visite: http://pbangelo.blogspot.com

Anônimo disse...

Pr Marcos, a paz do Senhor Jesus

Sou Pr da AD e coopero em Hortolândia-SP, sou amante da EBD e tenho muitos projetos relacionados a nossa Escola Dominical. Gostaria de saber se a nossa CPAD está pensando em editar revistas para os recem casados e melhor idade, visto que temos estas classes, porém não temos o material da nossa casa.


Grato pela atenção, se quiser me enviar um e-mail é erlanio.neide@ig.com.br
E que Deus continue abençoando o Sr e sua família . . .

Anônimo disse...

I have been running around to book tickets for the latest blockbusters Pirates Of The Caribbean 3, Shrek the Third, Spiderman 3...
As concerning the outside, one may say that this may be the most handsome model of an iPod even made a bigger display, thinner, and about 45 percent less space than the original iPod. Downloads mpeg video
Good To Be Bad is an upcoming Hindi thriller film starring Emraan Hashmi and Neha Sharma in lead roles.
See also - http://rusdosug.001webs.com - Asdkoffich

Anônimo disse...

Bom dia pastor Marcos,

A paz do Senhor.

Meu nome é karina, sou estudante do 2ºsem. de pedagogia.

Estamos abordando o tema Os 4 pilares da educaçao, vi no blog didaque uma materia de sua autoria sobre o tema, postada em dezembro/2009 e gostaria de saber

se o senhor poderia me ajudar enviando-me o assunto, para que eu e meu grupo esteja discutindo o tema em sala de aula.Meu email é krina.fre@hotmail.com

Grata, karina Freire

Pr. Flávio Nunes disse...

Olá
Paz do Senhor!!
Visitem nosso site!!

http://www.institutogamaliel.com

Que o Senhor jesus vos abençoe abundantemente!!!

António Je. Batalha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Je. Batalha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lúcy Jorge disse...

Paz irmão!

Muito bom seu texto, esclarecedor e reflexivo.
Parabéns!

A ler é uma prática que devemos diariamente executar, no entanto, precisamos ser minuciosos na seleção da mesma. Alguns livros em vez de esclarecer, confunde; por isso, eu recomendo a leitura de uma livro que é pura sabedoria: é a constituição de todo Aquele que ama e cumpre os mandamentos do Senhor. A Bíblia.

Gostei muito do seu espaço.

Viste-me:
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Em Cristo,

***Lucy***

Anônimo disse...

Esses comentários não tem fundamentos educativos, tem erros conceptuais, ortográficos e carece de fontes bibliográficas. Lamentável. Prof. Roque Pereira. Salvador, Bahia.

António Je. Batalha disse...

Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
Decerto que irei retribuir.
Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
António Batalha.


Coração e Mãos: tudo pelas crianças! disse...

Graça e Paz, Pr. Marcos.
Gostaria de convidá-lo para ministrar em um Congresso. Como faço? Meu e-mail: jaciracordeiro@gmail.com

Vania disse...

Por que não encontro seu livro para comprar?