sexta-feira, 16 de julho de 2010
CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
A aprendizagem cooperativa é interativa. Como membro de um grupo o aluno deve:
a) Compartilhar um objetivo comum;
O ideal é que os próprios alunos escolham ou participem da escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido em sala de aula,
em casa ou em qualquer outro lugar. Se eles participarem da escolha do tema, é certo que também terão em mente as razões que os levarão à conclusão do trabalho. Os objetivos têm de ser partilhado com todos.
b) Compartilhar sua compreensão acerca de determinado problema;
Às vezes, de onde menos se espera é que vêm as melhores idéias, pensamentos e soluções. Há alunos que são quietos, sossegados por natureza. Quase não se ouve a voz deles, quase não se percebe sua presença na sala de aula, mas... de repente... mostram-se inteligentes, geniais, especiais. Trata-se do tão falado insight. Aquela idéia maravilhosa, compreensão clara e repentina da natureza íntima de determinado assunto, que nos vem sem que sequer percebamos. Todas as idéias, insights e soluções, devem ser compartilhados, independente de quem os tenha.
c) Responder aos questionamentos e aceitar os insights e soluções dos outros;
Nem sempre estamos preparados para aceitar as opiniões e contribuições dos outros. Imaginamos que somente nós temos boas idéias, e pensamentos dignos da consideração do grupo. Isto é, o que o outro pensa ou sabe a respeito do tema que está sendo tratado, na nossa consideração, é insipiente, incompleto ou até mesmo irrelevante.
Este tipo de comportamento é prejudicial ao relacionamento do grupo e ao resultado final do trabalho, embora seja comum em nossas classes.
d) Permitir aos outros falarem e contribuírem, e considerar suas contribuições;
Tanto o professor quanto o aluno, jamais poderão desprezar ou desconsiderar a cooperação de qualquer pessoa que seja. Pois, todos possuem saberes, informações e experiências para compartilhar.
e) Ser responsável pelos outros, e os outros serem responsáveis por ele;
No trabalho de grupo, ao mesmo tempo em que cada um é responsável por si e por aquilo que faz, também o é pelos outros e pelo que os outros fazem. A responsabilidade do resultado do trabalho é de todos.
f) Ser dependente dos outros, e os outros serem dependentes dele.
No trabalho de grupo, todos dependem de todos. Não há espaço para individualismo ou estrelismo. O trabalho de grupo é como uma edificação. Todos constroem sobre o que outros já construíram.
Por: Pr. Marcos Tuler
Para convite em contato com (21)9991-9952
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4 comentários:
Paz Pastor!!!
Se o senhor não tivesse espaço em sua igreja (templo) para separar as salas devidamente, e nem tivesse o recurso para comprar,construir ou alugar um prédio maior, quais os meios que o sr utilizaria para executar um projeto de EBD, usaria salas improvisadas?móveis? residencias dos irmãos emprestadas? não faria? enfim como iria agir?
Pr Marcos Cruz-SP
Paz Pastor!!!
Se o senhor não tivesse espaço em sua igreja (templo) para separar as salas devidamente, e nem tivesse o recurso para comprar,construir ou alugar um prédio maior, quais os meios que o sr utilizaria para executar um projeto de EBD, usaria salas improvisadas?móveis? residencias dos irmãos emprestadas? não faria? enfim como iria agir?
Pr Marcos Cruz-SP
Paz Pastor!!!
Se o senhor não tivesse espaço em sua igreja (templo) para separar as salas devidamente, e nem tivesse o recurso para comprar,construir ou alugar um prédio maior, quais os meios que o sr utilizaria para executar um projeto de EBD, usaria salas improvisadas?móveis? residencias dos irmãos emprestadas? não faria? enfim como iria agir?
Pr Marcos Cruz-SP
Caro pastor Marcos,tenho conhecimento de escolas dominicais que funcionam nas deependências de escolas públicas. Há outras que funcionam em dois turnos. Às vezes, é necessário redimensionar os espaços ociosos que temos em nossas igrejas. Pode ser que haja salas que estão sendo utilizadas para outros fins, ou mal utilizadas. Em fim, a escola dominical crescerá enquanto houver espaço para ela.
Deus o abençoe.
Pr. Marcos Tuler
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