sexta-feira, 11 de junho de 2010
Aprendizagem cooperativa
Às vezes, de onde menos se espera é que vêm as melhores idéias, pensamentos e soluções. Há alunos que são quietos, sossegados por natureza. Quase não se ouve a voz deles, quase não se percebe sua presença na sala de aula, mas... de repente... mostram-se inteligentes, geniais, especiais. Trata-se do tão falado insight. Aquela idéia maravilhosa, compreensão clara e repentina da natureza íntima de determinado assunto, que nos vem sem que sequer percebamos. Todas as idéias, insights e soluções, devem ser compartilhados, independente de quem os tenha.
Nem sempre estamos preparados para aceitar as opiniões e contribuições dos outros. Imaginamos que somente nós temos boas idéias, e pensamentos dignos da consideração do grupo. Isto é, o que o outro pensa ou sabe a respeito do tema que está sendo tratado, na nossa consideração, é insipiente, incompleto ou até mesmo irrelevante.
Este tipo de comportamento é prejudicial ao relacionamento do grupo e ao resultado final do trabalho, embora seja comum em nossas classes.
Tanto o professor quanto o aluno, jamais poderão desprezar ou desconsiderar a cooperação de qualquer pessoa que seja. Pois, todos possuem saberes, informações e experiências para compartilhar.
Por: Marcos Tuler
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ao meu ver o docênte precisa ser bastante flexivel, para entender que existe diversos alunos diferentes uns dos outros em termo de participação e interatividade durante a aula. O prodessor quem que ter habilidade para que os alunos mais introvertidos passe a ser gradativamente mias extrovertidos.
como fazer para que os nossos filhos participem da escola dominical, de uma forma voluntaria,e que pasem a gosatar da escola.e de que forma didatica podemos fazer com que nossos conhesam as passagens biblicas .
Postar um comentário