quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

















Você acha que o professor da Escola Dominical deve preocupar-se com o conteúdo que seus alunos recebem na escola secular?


O professor de escola dominical deve preocupar-se com as más influências da escola, principalmente no que concerne à formação do caráter e a espiritualidade dos jovens, uma vez que o adolescente passa cerca de cinco horas por dia, cinco dias na semana, na escola secular. O que fazer com o restrito período de estudos aos domingos? Como filtrar e selecionar os conteúdos recebidos pelos professores de diversas matérias na área secular? Este problema deve ser levado em consideração em todos os planos de trabalho, principalmente com os adolescentes e jovens da igreja.
O que se ensina na escola sobre a estabilidade da família? Que consideração tem tido os professores à preservação dos valores familiares? Que realidade está sendo mostrada? Qual é o padrão social de família que estão ensinando? Antes o modelo era o patriarcal, onde o pai era o único provedor da casa, e a mãe cuidava dos afazeres domésticos e dos filhos. Hoje, a família pode ser formada por pais solteiros com um ou mais filhos; por casais sem filhos; por uma mulher provedora do lar, com apenas um filho e um marido dono de casa. O mundo está muito diferente. Nos próximos anos, é provável que muitos jovens venham de lares desajustados, dilapidados pelo divórcio. Muitos serão filhos de casais em segundas núpcias. Esses temas precisam ser discutidos francamente, em sala de aula; deverão ser abordados no currículo de lições bíblicas como temas transvesais de extrema importância. [Esta é a 1ª parte. Abordaremos outras questões sobre esse tema numa próxima postagem. Aguardem!]

Pr. Marcos Tuler

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Pastor Marcos Tuler

Parabéns pela proposta da pauta de temas a serem discutidos.

Na Revista Ensinador Cristão nº30, em artigo sob o título "Educar Adolescentes Cristãos na Pós-modernidade: Necessidade e Desafio", abordei alguns pontos levantados em seu post e pude perceber um interesse generalizado pelo assunto.

Em meu mais novo livro - O Mundo de Rebeca - retrato uma história fictícia que pode muito bem ser utilizada por educadores como um "estudo de caso".

Visto que a personagem principal é uma adolescente de uma família tipicamente assembleiana, é interessante que os pais se debrucem sobre este texto.

Quanto ao seu post, ele é não somente oportuno, como essencial à saúde de nossos adolescentes.

Parabéns e um grande abraço

Anônimo disse...

Olá Pastor Marcos...
Que bom "revê-lo" depois de estarmos juntos ministrando no 3º Seminário de EBD em Uberlândia.
Como professor de ensino religioso em escolas públicas em São Paulo, posso reiterar a urgência do tema proposto...
Prazer imenso conhecê-lo... que Deus continue a usá-lo para a Sua Glória...

Joel Barbosa

SEMANA ASSEMBLEIANA disse...

Meu nobre pastor, seu blog esta bem trabalhado, oferecendo informações atualissimas.
Por favor visite nosso blogs e contribua.
semanaassembleiana.blogspot.com
predmilsonalmeida.blogspot.com

Pastor Edmilson R. Almeida
Goiania - GO

SEMANA ASSEMBLEIANA disse...

Pastor temos um material bem desenvolvido sobre: Pastoreando adolescentes dessa geração e pastoreando adolescentes feridos.
O que acha?

Ensinando Crianças disse...

Sim pastor, o professor da EBD deve preocupar-se com o que é ensinado nas Escolas.
Esta semana tive uma surpresa muito desagradável, há duas semans atrás fizemos um grande movimento contra o Halloween para que as nossas crianças e adolescentes percebessem a influencia maligna por tras de uma "festinha", e no domingo passado, uma das crianças, que não participou da referida festa, e que tem apenas 06 anos, me contou a historinha que a professora da escola havia contado, e nesta histoirnha para cças havia um forte fundamento espírita, de um espirito que vaga e toma as aboboras, confuindindo as nossas crianças.
Sabemos o qto é dificil falar de Jesus nas escolas públicas, mas dentro da sala de aula muitos profesores estão propagando a Satanás!
abços