quarta-feira, 11 de julho de 2007

Aprender a ser

A educação secular ensina que todo ser humano deve ser preparado inteiramente – espírito, alma, corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético e responsabilidade moral, ética e espiritual. Os jovens precisam aprender a elaborar pensamentos autônomos, críticos, e formular os próprios juízos de valores, para decidirem por si mesmos, como agir em diferentes circunstâncias da vida.
A educação cristã vai além das raias da simples valorização do ente. A Palavra de Deus nos instrui que não devemos pensar apenas em nós mesmos, no que somos, julgamos ou podemos ser. Temos de pensar na valorização do outro – no ser do outro. Não há como ser sem o outro. Todavia, para valorizarmos o outro é necessário nos valorizarmos a nós mesmos. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39).
Outra coisa importante é que o cristão nunca deixa de aprender a ser. Ele está sempre crescendo nesse sentido, porque a aprendizagem da fé está no fato de o crente ser e saber ser uma pessoa em constante busca de seu aperfeiçoamento moral, ético e espiritual.

CONCLUSÃO

Com base nos quatro pilares da educação, compreendemos que profundas mudanças precisam ocorrer, tanto no sistema de ensino secular quanto no cristão.
Pode levar algum tempo para aceitarmos que só se aprende participando, vivenciando, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Não se ensina só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada. Não foi por esse mesmo princípio que Jesus ensinou o caminho da salvação à mulher samaritana?

9 comentários:

Unknown disse...

Caro Pastor Marcos Tuler

Magistralmente concluído, esse assunto nos mostra, como escreveu Billie Davis, "que muitos ramos do saber seguem dando tapinhas de leve nas costas da Bíblia", ou seja, reafirmando aquilo que a Palavra de Deus já disse há muito tempo.

Deus abençoe

Eliseu Antonio Gomes disse...

Que blog abençoado!

Gostei do visual e também das informações contidas nele.

Sem dúvida que o conhecimento bíblico é a porta de escape às armadilhas infernais.

Só discordo da limitação ao termo "dominical". Se é bom, que seja até além dos domingos...

Observação: já coloquei este blog na lista entre entre os outros indicados lá no meu!

Paz e graça do Senhor

Unknown disse...

Caro pastor César, muito obrigado por suas palavras elogiosas. Você é sempre muito gentil. De fato, Jesus em seu ministério terreno, já utilizava os princípios dos quatro pilares da educação, somente agora descoberto pelos educadores modernos.
Um forte abraço do amigo e irmão em Cristo, Pr. Marcos Tuler

Unknown disse...

Caro irmão Eliseu, muito obrigado por seu comentário, e por ter colocado meu blog na sua lista de blogs indicados. Espero ter contribuído, de alguma forma, em seu abençoado ministério. Pr. Marcos Tuler

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Amado Pr. Marcos Tuler,

vosso blog é uma benção e está adicionado aos meus favoritos. Enviei para a irmã Eveline da Ensinador Cristão um artigo, onde destaco a utilidade dos blogs como ferramenta de apoio pedagógico. Cito no referido artigo este blog!

Paz do Senhor!

Unknown disse...

Caro irmão Altair, concordo plenamente que o blog seja uma excelente ferramenta para a educação cristã. Tanto é que tenho me esforçado para arrumar tempo para disponibilizar algum material.
Muito obrigado por suas palavras de incentivo. Um forte abraço do pastor Marcos Tuler.

Anônimo disse...

Pr Marcos Tuler.
Estou feliz por te-lo conhecido nestes dias 29 e 30/09/2007 em Nova Brasilia-Cariacica-ES.
Deus lhe usou de forma poderosa para abençoar nossas vidas. Com certeza teremos uma melhora significativa em nossa Escola Bìblica Dominical, pois, fomos despertados para isto e tivemos nossos olhos abertos para muitos detalhes que não observavamos.
Que Deus continue lhe usando poderosamente.
quanto ao blog, está maravilhoso e vou usalo como ferramenta.
Fique na Paz do Senhor Jesus.
Fernando Araujo.

Junior Gomes disse...

Pr Marcos marcamos com o senhor um seminario para o mes de junho porem nos perdemos os contatos que tinhamos com o sr, precisamos do seu email e tel para entrarmos em contato novamente se poder me enviar fiacarei grado o seu email e tel.

Anônimo disse...

Por que nao:)