COMPETÊNCIAS IMPRESCINDÍVEIS AO ENSINO NA ESCOLA DOMINICAL
Gostaria que os amados companheiros de ministério comentassem sobre a importância dessas três competências para sua prática de ensino.
Competências são capacidades, habilidades, aptidões necessárias ao professor para que possa desenvolver um trabalho dinâmico, interessante na sala de aula.
1) Competência para traçar e alcançar objetivos
Assim como o agricultor precisa escolher um determinado ponto à frente, em linha reta, antes de começar a cavar, para que a vala não fique sinuosa, o professor precisa de direção.
Não há como o professor desenvolver um bom trabalho educativo sem metas bem definidas à sua frente.
Como disse Aristóteles: “Todos os nossos atos devem ter um fim definido, à maneira dos arqueiros que apontam para um alvo bem assinalado”.
2) Competência para planejar o ensino
É inadmissível trabalhar com educação cristã sem um plano de ação didática.
A falta de planejamento ocasiona dois males que dificultam o ensino: a rotina e a improvisação.
Uma boa aula tem de ter pelo menos princípio, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão.
Antes de planejar sua aula o professor deve refletir: O que pretendo alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? O que fazer? Como avaliar o que foi alcançado?
É necessário que o professor preveja todas as etapas da aula:
Determine os objetivos, selecione os conteúdos, organize os procedimentos de ensino, determine o tempo, selecione os recursos e as formas de avaliação.
3) Competência para orientar a aprendizagem
Antigamente, os professores achavam que sua principal função era reunir certa quantidade de informação e repassá-la aos alunos.
O bom aluno era aquele capaz de armazenar o máximo dessas informações de reproduzi-las, fielmente.
Hoje se sabe que o ensino não representa aquilo que o professor faz para os alunos, mas o que o próprio aluno faz por meio da orientação do professor.
O professor precisa mudar sua postura! Deixar a cômoda atitude professoral e assumir, definitivamente, a função de orientador, “facilitador da aprendizagem”.