sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM





De que modo o professor orienta a aprendizagem? Uma das principais tarefas do mestre é disponibilizar meios, técnicas e procedimentos para incentivar seus alunos. O educador não possui o poder de motivar os alunos, mas pode despertar-lhes o interesse por sua matéria ou conteúdo de aula. Qualquer educando só aprende se estiver interessado. O professor precisa cativar a atenção dos educandos a despeito de não atingir seus objetivos educacionais. Caso contrário, será tempo perdido.
Se o professor souber apresentar bem sua matéria ou tema de estudo a ponto de levar o aluno à compreensão inicial do assunto, certamente obterá êxito em seu ensino. A compreensão é o primeiro passo para se aprender qualquer coisa.
É necessário ao mestre saber orientar as atividades discentes com segurança e apurada técnica. Todo professor precisa saber aplicar o conhecimento ensinado, visto que é isso que assegurará a autêntica aprendizagem dos alunos.
Outro ponto importante na orientação da aprendizagem é a integração dos conteúdos. O intuito desse procedimento é proporcionar aos alunos uma visão de conjunto, bem concatenada e ordenada de tudo que já foi aprendido.
Finalmente, o professor também tem como tarefa essencial promover a fixação dos conteúdos de aprendizagem, visando consolidá-los em definitivo e torná-los uma conquista permanente para o aluno.

Por: Prof. Marcos Tuler

4 comentários:

Jhunior Silva disse...

Por isso devemos determinar qual é o objetivo da aula? o que pretendemos acançar com tais objetivos? resultados a serem atingidoa após a ministração da aula.

Ao meu ver Tuler, ests indicadores balizam a conduta do professor em sala de aula, isso será uma bússula para direcionar as necessidades dos alunos e sua assimilação.

BLOG PONTO DE VISTA disse...

Ola.
PAZ...
pastor, sua iniciativa é de grande valor, pois sabemos que a juventude não é a igreja de amanha, e sim a igreja de hoje. Nós vemos certas denominações perdendo suas caractyeristicas na fé por que os pastores não se preocupam em formar homens valorosos, e quando a geração passa e precisa-se de novos pastores, eles colocam gente sem unção e preparo para tal. Daí o resultado negativo.

abraço
já estou seguindo

Anônimo disse...

Nice brief and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

PR MARCOS CRUZ disse...

Olá pastor a paz do Senhor!

gostei muito do seu blog.Suas indicações são valiosas para mim que pastoreio uma igreja em São Paulo